sexta-feira, 11 de julho de 2008

Honestidade dói!



Ser honesto cansa, incomoda, corrói. E não, não estou falando de terceiros, estou falando de nós mesmos. Eu particularmente gostaria de ser desonesta. É mais fácil e não desgasta. Alguém já ouviu falar de uma pessoa naturalmente desonesta que se incomode com cobranças? O fulano, consegue passar por você, mesmo que te deva, com o sorriso mais sincero e ainda te cumprimentar da forma mais amiga com tapinhas nas costas.
Mas, vamos além! Honestidade está intimamente ligada á ética e é aí que a coisa complica. Não dar conta de roubar, de trair, de dever e não se preocupar, porque atire a primeira pedra quem nunca se descontrolou financeiramente ou se viu apertado sem grana sobrando.
A honestidade aliada à ética te faz perder noites de sono pra tentar achar caminhos alternativos para não prejudicar e nem lesar ninguém, pode até demorar, mas o honesto faz questão de saldar todas as suas dívidas. Me impressiona quem consegue dever, colocar a cabeça no travesseiro e ter uma noite de sono, mais que tranqüila.
Lógico que somos tentados todos os dias, porém não justifica! Admiro quem acha essas altas quantias em dinheiro e devolve por vontade própria. Porque já tentei me colocar no lugar por diversas vezes. Eu nesse aperto sem fim e uma mala com dez mil que fosse, devolveria, mas assumo com o coração doendo. Com o tempo e com o ato consumado tenho certeza de que me sentiria heroína nesse mar de lama.
Sejamos heróis, vamos nadar contra a corrente e fazer a diferença. E não estou fazendo discurso demagogo, é que quero um mundo melhor para viver, voltar a confiar nas outras pessoas e não me sentir tola por querer fazer algo que aprendi na infância, porque a partir do momento que mudarmos nossa visão de mundo e nos colocarmos no lugar da outra pessoa, aí melhoraremos.
Eu sei que não é fácil e que hoje está complicado ganhar o nosso da forma mais correta, porém digo: a honestidade com certeza dói mas eu vou preferir pelo menos nessa vida aqui, ser honesta, pois quem nasceu pra ser mocinho não consegue se esbaldar com a bandidagem.

Luciana Barbosa.

3 comentários:

Melissa Martins disse...

Acho que todas as crises do mundo se resumem numa só: crise de caráter.
Se cada um se dedicar a melhorar a si mesmo (o já é um trabalhão), não só doendo-se, mas também doando-se...

Obrigada amiga, por me lembrar das virtudes.

Driii Borges disse...

Gostei demais amiga! Parabéns!!! Nós que somos honestas sofremos demais com atitudes de péssimo caráter.

Vc falou tudo que penso sobre este assunto...rsrs.

Amo vc!!! Estou com muitas saudades.
Beijosss da Driii

Mey disse...

Lú amei seu blog.... muito interessante!!! Depois dê uma passadinha no meu: http://bbpontocom.blogspot.com/ beijinhos Mey