quarta-feira, 13 de junho de 2012

Metamorfoses.



Hoje na aula de Literatura, analisamos Metamorfose de Kafka. O livro já havia me impressionado e trazer ele pra minha vida me causou bons questionamentos sobre a valorização humana.

Nós geralmente não nos valorizamos ou somos valorizados da forma correta. Deixamos para o outro "enxergar o nosso valor".

Aí eu pergunto. Se somos profissionais, se fazemos algo pela empresa, se não mostramos porque estamos fazendo sinceramente você acha que eles não acharão isso normal?

Se temos um relacionamento, se somos dedicados, amáveis e não mostramos que fazemos por amor e não obrigação, você acha que o outro vai se preocupar em retribuir?

A vida é sim uma troca. Você pode ter a mesma capacidade de um outro profissional, se cobrar 50% do valor dele, pode ter certeza que ele será melhor valorizado pelo mercado. Ele se deu valor, isso faz toda a diferença.

Se você desenvolve complexo de inferioridade perante seu companheiro, pode ficar certo, ele passará a te enxergar assim.

Nossas metamorfoses acontecem todos os dias, em várias circunstâncias. Temos apenas que abrir os olhos e reconhecer, porque mudanças são sempre bem vindas.

E por favor não confunda valorização com prepotência e arrogância, isso são universos paralelos e não ajudam em nada.

Luciana Barbosa.