sexta-feira, 11 de julho de 2008

Honestidade dói!



Ser honesto cansa, incomoda, corrói. E não, não estou falando de terceiros, estou falando de nós mesmos. Eu particularmente gostaria de ser desonesta. É mais fácil e não desgasta. Alguém já ouviu falar de uma pessoa naturalmente desonesta que se incomode com cobranças? O fulano, consegue passar por você, mesmo que te deva, com o sorriso mais sincero e ainda te cumprimentar da forma mais amiga com tapinhas nas costas.
Mas, vamos além! Honestidade está intimamente ligada á ética e é aí que a coisa complica. Não dar conta de roubar, de trair, de dever e não se preocupar, porque atire a primeira pedra quem nunca se descontrolou financeiramente ou se viu apertado sem grana sobrando.
A honestidade aliada à ética te faz perder noites de sono pra tentar achar caminhos alternativos para não prejudicar e nem lesar ninguém, pode até demorar, mas o honesto faz questão de saldar todas as suas dívidas. Me impressiona quem consegue dever, colocar a cabeça no travesseiro e ter uma noite de sono, mais que tranqüila.
Lógico que somos tentados todos os dias, porém não justifica! Admiro quem acha essas altas quantias em dinheiro e devolve por vontade própria. Porque já tentei me colocar no lugar por diversas vezes. Eu nesse aperto sem fim e uma mala com dez mil que fosse, devolveria, mas assumo com o coração doendo. Com o tempo e com o ato consumado tenho certeza de que me sentiria heroína nesse mar de lama.
Sejamos heróis, vamos nadar contra a corrente e fazer a diferença. E não estou fazendo discurso demagogo, é que quero um mundo melhor para viver, voltar a confiar nas outras pessoas e não me sentir tola por querer fazer algo que aprendi na infância, porque a partir do momento que mudarmos nossa visão de mundo e nos colocarmos no lugar da outra pessoa, aí melhoraremos.
Eu sei que não é fácil e que hoje está complicado ganhar o nosso da forma mais correta, porém digo: a honestidade com certeza dói mas eu vou preferir pelo menos nessa vida aqui, ser honesta, pois quem nasceu pra ser mocinho não consegue se esbaldar com a bandidagem.

Luciana Barbosa.